terça-feira, 29 de setembro de 2009

Etanol no Brasil: Futuros projetos para a exportação

O Sistema Petrobrás planeja manter investimentos anuais de 1,2 bilhões de dólares no fortalecimento do corredor de exportação de etanol, que é uma proposta brasileira à desafiante crise energética que se anuncia para o século XXI, e uma forma de independência ao petróleo. Já há um aumento significativo de demanda mundial pelo etanol brasileiro, e o projeto de “Corredor de Exportação de Etanol” buscará facilitar o transporte do álcool para postos de exportação. O projeto visa à ampliação da Refinaria de Paulínia e do Terminal Terrestre de Guararema em São Paulo.


Ainda prevê melhorias no Terminal Terrestre de Campos Elíseos, Refinaria de Duque de Caxias e Terminal Aquaviário da Ilha D´Agua no estado do Rio de Janeiro. A previsão é atingir, através da expansão deste corredor, a capacidade de exportar um total de 12 milhões de m³/ano até o ano de 2011.

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo seguido pela Índia e Austrália. O nosso país possui 320 indústrias de açúcar de álcool, 5,5 milhões de hectares de terras cultivadas, sendo que 55% da produção de cana-de-açúcar nacional é destinado à produção de álcool (anidro e hidratado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário